Ícone do site Bíblia JFA Offline

5 Lições do livro de Atos para a caminhada Cristã

5 Lições do livro de Atos para a caminhada Cristã

Hoje iremos aprender 5 lições do livro de Atos, que foi escrito por Lucas em forma de carta ao seu amigo Teófilo. Nele o autor trata de temas como o início da igreja, a história de perseverança dos nossos primeiros irmãos na fé – entre eles se destacam os missionários Paulo e Pedro – em meio a perseguições e o cuidado de Deus com seus servos. Em Atos vemos o agir do Espírito Santo, guardando Seu povo o que acarretou na salvação de muitas vidas. Então, vamos lá? 

1. Ore antes de tomar decisões importantes

E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos. 

Atos 1:24-26 (ACF)

Neste capítulo, Pedro que assume a liderança apostólica desse novo momento da igreja, apresenta a necessidade da nomeação de um novo apóstolo para o lugar do Judas Iscariotes e então, após orar e pedir a direção de Deus, Matias é nomeado. Esta passagem deixa como ensinamento a importância de nós orarmos antes de tomar decisões importantes, pois nosso Senhor sabe de todas as coisas e tem sempre o melhor direcionamento para vida de cada um.

2. Faça a vontade de Deus 

E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.

Atos 6:12-15 (ACF)

Um dos diáconos que mais se destacou na Igreja Primitiva foi Estevão: “homem cheio de fé e do Espírito Santo”, ele era um homem poderoso em Deus e anunciava o evangelho de Jesus Cristo, mas isso fez com que muitos líderes religiosos se levantassem em oposição a ele. 

Inclusive pagaram propina para que falsas testemunhas apresentassem declarações de blasfêmia contra ele. Mesmo assim, Estevão permaneceu firme e cumpriu a vontade do Senhor. Devemos sempre nos manter na vontade do Pai, mesmo que aos olhos de outros isso possa parecer “loucura”, pois o nosso maior desejo deve ser agradar a Deus e não os homens. 

3. Seja sincero quando te acusarem 

E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

Atos 7:59-60 (ACF)

Em Atos 7, Estevão começa a discorrer sobre a história dos israelitas desde Abraão e as promessas de Deus feitas a ele. Ele também destaca a dureza do coração do povo no passado e no presente, e os acusa de assassinar a todos os mensageiros que Deus levantou para anunciar sua vontade.

Então, apedrejam ele que teve a mesma atitude de Jesus na cruz e suplicou para que o Senhor perdoasse os que tiraram sua vida. Por pior que possam ser as circunstâncias, devemos ser sinceros, Deus é por nós, nada acontece sem a permissão dele.

4. Alegre-se quando receber uma exortação 

Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.

Atos 15:29-31 (ACF)

Nesta passagem são dadas algumas regras e recomendações para igreja de Antioquia, que devem ser seguidas até os dias atuais e o texto mostra que os líderes religiosos ficaram felizes ao receber a exortação. Quem te exorta, te ama e deseja que você percorra o caminho certo e não o que leva a condenação, então devemos nos alegrar ao sermos exortados, por mais difícil que possa ser.  

5. Não temas! 

Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.

Atos 27:22-25 (ACF)

Deus está no barco com você! Em Atos 27, Deus deu a Paulo a garantia absoluta de que ninguém do navio se perderia. Contudo, Paulo disse ao centurião que se os marinheiros saíssem do navio, seus soldados perderiam a vida. Desse modo, segundo o que Paulo havia dito, os soldados impediram os marinheiros de deixar o navio e todos chegaram a terra a salvo e Deus cumpriu Sua palavra e Sua promessa por meio da advertência de Paulo e da escolha que os soldados fizeram.

Muitas vezes sabemos que não precisamos nos preocupar, nem ficar aflitos, mas mesmo assim deixamos nosso espírito se abater. Esta passagem nos lembra que se Deus está dizendo para você confiar nEle, confie, pois  Ele é fiel! 

Recapitulando…

Devemos orar antes de tomar decisões, buscando sempre fazer a vontade de Deus, também como filhos do Criador, precisamos ser sinceros quando fomos acusados de algo e nos alegrar ao receber uma exortação, pois quem exorta ama. Por último, não temas, o nosso Senhor é fiel e nossa confiança tem que estar n’Ele! 

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).

Sair da versão mobile