Ícone do site Bíblia JFA Offline

5 ensinamentos de Jesus Cristo sobre a oração

5 ensinamentos de Jesus Cristo sobre a oração

A oração é fundamental para a nossa intimidade e relacionamento com Deus, mas não é difícil ouviu alguém dizer que tem vergonha de orar em público ou que não sabe orar, talvez você mesmo passe por isso. Felizmente, encontramos na bíblia passagens em que nosso Mestre nos instrui a como orar. Então, confira esses 5 ensinamentos de Jesus Cristo sobre a oração!

1. Separe um local e tempo para orar 

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Mateus 6: 5-6 (ACF)

É muito importante que tenhamos um tempo de intimidade com nosso Pai, onde no secreto buscamos ouvir a Sua voz. Além de separar um local para não aparecer ou “fazer bonito” apenas para satisfação do próprio ego. Quando entramos em nosso quarto ou em um ambiente que separamos para orar, podemos nos concentrar naquilo que o Senhor tem a nos falar e então a oração passa a ser uma conversa ao invés de um monólogo. 

2. Não é pelo muito falar… evite vãs repetições

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Mateus 6: 7-8 (ACF)

O Senhor te conhece, ele sabe das suas necessidades e como está escrito acima, não é por muito falar que seremos ouvidos. Lógico que devemos apresentar a Deus nossas aflições, angústias e pedidos, mas devemos fazer isso de forma consciente, ao cair em vãs repetições a oração se torna automática, deixamos de refletir sobre o que falamos e com isso se perde o sentido real do que é conversar com Deus. 

3. Não murmure, ore! 

E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.

João 6:11 (ACF)

Nesta passagem, Jesus pregava para uma grande multidão e passado certo tempo o povo começou a sentir fome, no entanto, não havia quase nada para alimentar aquela multidão – só alguns pães e peixes. Mesmo que a situação não fosse favorável, Jesus orou e agradeceu. Ele teve fé pois sabia da fidelidade e soberania de Seu Pai, com a gente não deve ser diferente, devemos orar ao invés de murmurar. 

4. Seja ousado

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.

Marcos 11:24 (ACF)

Seja ousado ao orar e acredite que se for da vontade do Senhor, ele fará! Além disso, precisamos sair da nossa zona de conforto ao orar, pode ser difícil pedir por quebrantamento ou para ser usado por Deus, porque com isso transformações irão acontecer nas nossas vidas, mas precisamos nos livrar da comodidade se queremos verdadeiramente ser servos e ferramentas para a obra do Pai. 

5. Ore antes de tomar decisões

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos

Lucas 6: 12-13 (ACF)

Antes de tomar qualquer decisão, coloque-a diante do Senhor em oração! Jesus em seu período na Terra sempre consultou a Deus para tomar decisões e devemos fazer o mesmo, pois nosso Pai é sábio e sabes o que é melhor para nós, não deixe de consultar o Altíssimo, seja para pequenas ou grandes coisas! 

Concluindo…

Por último gostaria de encerrar esse blogpost com a oração ensinada por Jesus:

Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Mateus 6: 9-13

Deus te abençoe! 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile