Ícone do site Bíblia JFA Offline

4 dicas para conseguir ler a Bíblia todo dia

4 dicas para conseguir ler a Bíblia todo dia

Como ler a Bíblia todo dia? Eu moro em São Paulo. Atualmente tenho minha semana bem corrida! Trabalho, voltei a estudar, tenho uma célula em casa, participo de muitas atividades da igreja, preciso cuidar da minha casa, etc… Todo mundo tem seus compromissos e como é fácil termos uma agenda bem lotada de responsabilidades.

Sei que é desafiador parar em meio ao caos para dedicar um tempo à leitura da Palavra. Sei também que alguns tem mais facilidade para orar enquanto outros tem mais facilidade para ler. Para te ajudar no desafio de ler a Bíblia todo dia, vou compartilhar aqui algumas dicas.

Dica 1: estabeleça pequenos objetivos práticos

No começo do ano costumamos fazer muitos planos e estabelecemos um monte de metas. Emagrecer, fazer exercícios, ler 1 livro por mês, mudar a alimentação e muitas outras. Autores e profissionais que falam sobre mudança de hábitos tem defendido que é mais efetivo estabelecermos 1 ou 2 metas não tão agressivas e focarmos nelas.

Às vezes estabelecemos tantas metas que acabamos não focando em nenhuma. Ou as metas são tão agressivas que se tornam inalcançáveis. E a chance de chegarmos ao final do ano frustrados é grande.

Se você hoje não tem o hábito de ler a Bíblia, talvez seja mais fácil começar com uma meta pequena de leitura diária neste ano. E aí no ano que vem você adiciona à sua rotina mais um tempo de estudo aprofundado. Gradualmente, com pequenos objetivos práticos, você vai se tornando o grande estudioso da Palavra que sonha ser.

Começar com um plano de leitura anual no aplicativo, que demanda em torno de 15 a 20 minutos por dia de leitura, é uma ótima solução! Seu objetivo diário é ficar em dia com um tempo de leitura bem acessível.

E se sua meta do ano já é ler a Bíblia toda, não tente adicionar diversas outras metas de leitura junto. Foque nela!

Claro que essa não é uma regra! Tem gente que consegue fazer mudanças radicais de forma rápida. Mas para mim as mudanças graduais e estabelecer poucas metas por ano tem me ajudado.

Dica 2: aproveite momentos em filas ou transporte

Dependendo da cidade onde você reside, ter que esperar um tempão em filas, salas de espera ou transporte é algo bem comum. Em diversas cidades do Brasil a maioria das pessoas gasta diariamente algumas horas no transporte público.

Como carregamos a Bíblia em nosso celular ficou bem acessível ler a Palavra a qualquer momento e em qualquer lugar. Sempre que vou ao médico ou ao banco, quando estou aguardando, aproveito para concluir minha meta de leitura diária da Bíblia. Recentemente conclui minha leitura diária na fila do cartório.

A Bíblia JFA inclusive funciona de forma offline. Então se você estiver sem sinal de internet no metrô por exemplo, o app funcionará de qualquer forma.

Dica 3: baixe os áudios da Bíblia

Você pode pensar: mas eu dirijo! Fico horas no trânsito, mas não consigo ler a Bíblia ao mesmo tempo. Realmente não dá para ler, mas daí é só baixar os áudios do aplicativo. Depois é só conectar o celular ao rádio, seja por cabo ou por bluetooth . Ou usar o próprio áudio do celular.

Se você é como eu que fica com tontura ao ler dentro de um transporte em movimento, você também pode usar esta função de ouvir a Palavra. Carregue o fone para todo lugar que você for. Assim você conseguirá ouvir a Bíblia em qualquer lugar.

Essa dica dos áudios também é útil para usar quando se precisa fazer tarefas da casa. Enquanto vou fazendo minhas atividades, deixo ativo o áudio da Bíblia.

Dica 4: bloqueie um horário em sua agenda

Como disse no início do texto, voltei a estudar. E o maior desafio para mim é que o curso é EAD (ensino à distância), ou seja, precisarei ser disciplinada. Espero conseguir concluir com sucesso! O que mais tem funcionado nesse início é bloquear minha agenda em determinados dias e horários da semana. Assim reservo um horário para me dedicar 100% ao curso.

Se para você fazer a leitura diária do texto Bíblico já se tornou um hábito e você deseja ir para um novo nível de estudo bíblico, recomendo essa dica.

Quando você reservar alguns horários em determinados dias da semana ou todos os dias para se dedicar ao estudo da Bíblia, coloque na sua agenda. Você pode usar sua agenda do Google, onde estão todos os seus demais compromissos.

E seu compromisso com o estudo precisará ser levado a sério tanto como reuniões ou outros eventos de sua agenda. A ponto de, se alguém te convidar para algo naquele horário, você sugerir outro horário ou dia.

Conclusão

Essas são algumas dicas práticas que vejo as pessoas fazendo ou estratégias que eu tenho usado para me disciplinar. Espero que possam ajudar a mais pessoas se manterem firmes na leitura da Palavra.

Sair da versão mobile