Ícone do site Bíblia JFA Offline

3 Dicas para ser um cristão ativo

3 Dicas para ser um cristão ativo!

Tem vontade de fazer mais pelo Reino de Deus? Está cansado de ficar numa zona de conforto espiritual?

Talvez sua resposta para as duas perguntas acima seja “sim”. Isso é algo bom, pois reconhecermos os nossos erros, na caminhada com Cristo, é o primeiro e um dos mais importantes passos para melhorarmos.

No post de hoje, vou falar um pouco sobre como podemos estar mais presentes nas atividades do Reino e como podemos ajudar na edificação da Igreja de Cristo.

Essa é apenas uma das diversas passagens do livro de Provérbios que nos adverte em relação a preguiça, nos mostrando o mal que ela pode nos fazer.

A Preguiça Espiritual

De acordo com o dicionário, a preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho ou até mesmo negligência. É a falta de disposição para realizar determinada tarefa. Algo que nos leva a fazermos as coisas de qualquer jeito e não darmos nosso melhor.

“As mãos preguiçosas

empobrecem o homem,

porém as mãos diligentes

lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão

é filho sensato,

mas aquele que dorme durante a ceifa

é filho que causa vergonha.”

Provérbios 10: 4-5

Caso não seja vencida, a preguiça afetará todas as áreas de nossas vidas, icluindo trabalho, estudos, vida familiar e principalmente espiritual.

Ao afetar nossa vida espiritual, a preguiça irá nos levar cada vez para mais longe daquilo que Deus espera de nós. Como seguidores de Cristo, devemos fazer tudo em nossas vidas com excelência e dar o nosso melhor.

O Espírito Santo nos traz ousadia e nos leva a sair da zona de conforto. Devemos nos transformar diariamente através da renovação de nossas mentes (Romanos 12:2). Entender a necessidade de servir, ajudar e estar disposto a fazer a vontade Deus.

Sabendo disso, vamos às dicas.

1 – Sirva

Como Cristãos, precisamos entender que o serviço é necessário. Cristo foi o que melhor exemplo disso: Ele foi aquele que deveria ser colocado no maior alto cargo e deveria ser servido por todos ao seu redor, mas decidiu, por amor, se colocar abaixo dos servos e servir aqueles que precisavam de ajuda.

“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor.”

Romanos 12:11

Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Mateus 20:26-28

Se você já está dentro de algum ministério dentro de sua igreja local, tente encontrar formas de estar mais presente, dê sugestões, analise aquilo que precisa mudar e ajude a mudar.

Caso você não esteja engajado em nenhum ministério de sua igreja ou até mesmo não esteja em nenhuma igreja, ore pedindo para que Deus lhe mostre qual é a melhor área para você servir, aonde o Senhor quer te levar.

Engaje-se e não permita que a preguiça atrapalhe sua entrega a Deus.

2 – Leia a Bíblia

Todos nós sabemos que a Bíblia é a revelação de Deus, as palavras d’Ele. A Bíblia deve ser nosso guia e nosso manual, devemos meditar nela o tempo todo e guardar em nossos corações aquilo que está escrito.

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.”

Josué 1:8

Não existe uma vida com Deus sem leitura e meditação na Palavra de Deus. Devemos nos engajar na leitura e no aprofundarmos em conhecimento bíblico, para que assim possamos entender mais sobre o caráter de Deus e possamos transparecer a luz de Cristo neste mundo.

Caso tenha dificuldade, peça ajuda à teus pastores e líderes. Leia a Bíblia com seus amigos, familiares e irmão em Cristo. Se você ainda não tem o habito de leitura bíblica, crie pois é essencial. Veja o post 4 dicas para conseguir ler a Bíblia todos os dias.

3 – Jejum e Oração

Existem diversas passagens na Bíblia nos falando sobre jejum e oração. Elas nos mostram o quanto ambos são importantes e PRECISAM estar presentes em nossa vida cristã.

Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

Atos 13:3

Deus não apenas nos chama para uma vida de comunhão com nossos irmãos, mas também nos chama para uma relação individual com Ele.

Devemos jejuar para que nossa carne seja enfraquecida e o Espírito Santo se fortaleça dentro de nós. E a oração deve estar presente, diariamente, em nossas vidas para entendermos aonde Deus quer nos levar e o que Ele quer que façamos.

Graça e Paz.

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa
Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).

Sair da versão mobile