Acordamos, o que fazemos? Pegamos no celular e lá se vai o nosso início de dia, mas está na hora de dar um basta nisso. Então, se junte comigo em um estudo de 3 dias para sair da procrastinação. Tenho certeza que você já sentiu precisar de mais tempo no dia, que 24 horas parecia pouco, mas nosso Deus deu o tempo exato que precisamos, sabe? O que acontece é que muitas vezes não conseguimos administrá-lo sabiamente.
A procrastinação e a inconstância
Essas duas palavras estão bem relacionadas, a procrastinação e a inconstância, você quer cumprir suas tarefes e um dia cumpre, mas aí no outro… você não sente aquele mesmo ânimo do dia anterior e faz muito menos do que precisa. Essa é a inconstância gerada pela procrastinação. Você se sente paralisado com uma porção de coisas para fazer. Sente que a vida avança implacavelmente enquanto você “empurra com a barriga”.
Seus planos parecem grandes demais para realizar. Então, você prefere deixar eles para depois, para quando você estiver mais “tranquilo”, mas sabe de uma coisa? Não existe o momento perfeito para começar. Nesta vida teremos aflições e se não reagirmos, não sairemos do lugar. Esses dias tenho andado bem inquieta com o término da minha faculdade e tudo que preciso entregar. Ao mesmo tempo, mil coisas acontecem em casa e me sinto sobrecarregada.
Tanto que este domingo conversando com minha mãe a respeito do que farei no próximo ano, me pus aos prantos, será uma especialização? Um mestrado? Cursos na minha área? Começarei uma nova faculdade? O que ocorreria se mudasse de carreira? Com tantas coisas em mente quanto ao futuro, percebi negligenciar o agora, o que de fato importa: a entrega da tese de conclusão de curso.
Com isso também percebi que a procrastinação muito se dá pela expectativa que colocamos no futuro, pois esta nos paralisa no presente. Deixa eu explicar melhor, julgo que ficou confuso (rs). Nos encontramos tão preocupados com o futuro que geramos em nós mesmos um medo de falhar no agora. Por isso, acabamos deixando de lado tarefas que parecem grandes demais, porque o que aconteceria se falharmos?
Aqui mais uma vez voltamos a inconstância, um dia você se sente disposto a mudar o mundo, faz tudo e mais um pouco, mas no outro você já não sente essa mesma disposição. Você começa uma tarefa e não termina. Às vezes, não consegue nem começar. Se sente imóvel, cheio de dúvidas diante daquele monte de coisas para fazer.
Mas como vencer este desafio? Bem, nos próximos dias vamos buscar conhecer as consequências da procrastinação e saber o que a Bíblia diz sobre o tema. Hoje já quero deixar alguns versículos e dicas.
Pensar no todo paralisa!
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
2 Tessalonicenses 3:11,12
Às vezes quando pensamos em tudo que temos para fazer acabamos paralisados e desanimados, então dê o primeiro passo, se você nunca começar vai continuar sem fazer o que precisa e há coisas que só você pode fazer por você. A minha tese de conclusão de curso, por exemplo, não é nada que alguém possa fazer por mim, pois é minha responsabilidade.
Pegando um gancho na palavra “responsabilidade”, cá está mais uma coisa importante para entendermos. Saiba quais são suas responsabilidades, você não precisa carregar o mundo nas costas nem deve. Outra coisa que conversando domingo aqui em casa percebi, foi estar me preocupando e trazendo responsabilidades para mim, que não eram minhas, o que tirou meu foco do que era de fato da minha conta e uma prioridade no momento.
Então, podemos dizer que o primeiro passo para vencer a procrastinação é dar um passo de cada vez, não espere o momento perfeito, pois ele não existirá. Um dia de cada vez, uma tarefa de cada vez. Não existe milagre, mas existe uma mudança de posicionamento diária que devemos adotar. Tenha em mente nos próximos dias essa sábia passagem da palavra de Deus:
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3:1-8
God bless you!
Follow Bible JFA on social media: @bibleofflineapp. If you have not yet downloaded our app, just search for “Bible Offline” by Mr Rocco in the app stores (Google Play Store and Apple App Store). To see more publications like this click here!